segunda-feira, 28 de março de 2016

Pedras no rim - primeira consulta no urologista, porque acontece a cólica renal e exames pedidos

Oi, pessoal!

Continuando o post passado, vou contar como foi o andamento depois de descobrir que tenho pedra no rim esquerdo, mais precisamente uma pedra de 11 mm. Se quiser ler o primeiro post sobre o assunto, clique aqui!

Minha primeira consulta marcada com o urologista

Marquei uma consulta na clínica de urologia que meu marido conhece, aqui na Mooca mesmo. Na consulta, que aconteceu quase um mês depois da minha primeira crise, levei todos os exames feitos no Pronto Socorro. Depois de uns quatro dias de dor leve durante a viagem, que logo passava com Buscopan composto, não senti mais dor nenhuma. Contei tudo isso pra ele e ele levantou a hipótese de eu ter algum problema de coluna, já que os exames de sangue e urina não tinham alteração alguma e a tomografia acusava um grande cálculo sim, mas que estava quietinho dentro do rim. Perguntei o que isso tinha a ver e ele explicou que...

A cólica renal acontece quando o cálculo (ou se preferir, a pedra) se desloca dentro do nosso corpo.

Geralmente a pedra fica localizada no rim, pelo que entendi. Ela pode também ficar dentro da bexiga, descobri que isso não é tão incomum. A minha estava dentro do rim pelos exames e tanto o médico do PS quanto o do consultório me explicaram que a pedra parada não dói. Podia ser que ela tenha dado uma pequena "passeada" dentro do rim, mas não rumou para a saída, ou seja, para o ureter (canal que liga o rim até a bexiga).

Para entender melhor esse bololô todo, segue uma imagem do nosso sistema urinário


Crédito de imagem para Ebah


O doutor me explicou que a cólica acontece justamente quando a pedra tenta sair. Acontecem contrações e espasmos no sistema urinário (por isso o Buscopan é um antiespasmódico) e isso dói demais. Quando a pedra realmente consegue se mexer, a dor é terrível, pois além dos espasmos, a pedra vai machucando por onde passa. Por isso muitas vezes a urina sai com sangue ou os exames de urina saem alterados, com traços de sangue. 

Confesso que durante a consulta fiquei um pouco sem entender o porque ele pediu ultrassom de rim, já que ele me disse que o "diagnóstico de ouro" da pedra no rim é a tomografia (que eu já tinha feito no PS e levei o DVD para ele ver). Também levei para casa guias para exame de urina e sangue. Ele disse que com o resultado desses exames ele escolheria o melhor tratamento para mim. Voltei para casa já ligando para marcar os exames, consegui numa unidade Lavoisier bem pertinho de casa. 

Já adianto o resultado dos exames: urina e sangue ok, mas a ultrassonografia acusou uma pedra muito menor do que na tomo, ou seja, só serviu para confundir. Até agora não entendi o porque dessa ultra... 

No próximo post vou falar sobre o retorno na consulta, os tratamentos possíveis para os cálculos e minha segunda (e pior) crise. Abraços! 

quinta-feira, 24 de março de 2016

Adivinha quem está de óculos?

Há uns 15 anos eu comecei a sentir uma dor de cabeça chata (caraca, tô véia, dizer "há 15 anos" é tempo, hein?). Eu estudava a tarde e no período da noite comecei a fazer um cursinho preparatório para entrar na Etec e comecei a ter dores de cabeça bem incômodas. Achei que era só cansaço por estar estudando em dois turnos, mas a dor não passava e minha mãe me levou ao oftalmo.

Resultado da consulta: meio grau de astigmatismo!

Era isso que estava me incomodando tanto, me fazendo apertar os olhos para ler e me dando dor de cabeça. A solução foi fazer o óculos que o médico receitou. Fui com meu pai comprar o tal óculos, uma dificuldade para escolher armação pra essa cara redonda... mas deu certo e usando o óculos minha dor de cabeça realmente passou! Eu só usava quando estava com dificuldades para ler, nem precisava usar o tempo todo, uma beleza!

Dois anos depois eu ganhei a Lua (nossa salsicha bravinha) e ela fez o favor de comer o óculos (acreditem se quiser!). Como a dor de cabeça tinha passado, nem fui atrás de fazer outro óculos.

De uns meses pra cá comecei a ter uma dor de cabeça chata e voltei a apertar os olhos pra ler... junta a idade, o cansaço, dormir mei mal por causa das kids... resolvi marcar oftalmo para tirar a dúvida. O médico me disse que às vezes grávidas aumentam o grau da visão, não sei porque isso acontece. Como essa dor de cabeça apareceu quando a Rafa já tinha 3 meses, ele preferiu fazer o teste. Sentei na cadeira e ele colocou as lentes nos meus olhos. Botou uma fileira de letras para eu ler. Comecei: Z... hum, isso é um O ou um C? Ele mudou de lente. De novo: Z... ainda não sei, mas acho que é um O. Mudou de lente de novo. Foi como se tivesse surgido um clarão na minha frente, um nítido C! Como eu estava cega...

Diagnóstico: meio grau de astigmatismo.

O médico explicou que às vezes isso acontece, que o grau se mantém, mas às vezes sentimos necessidade de usar óculos, às vezes não. Saí da consulta feliz com a minha receita na mão. Fiz uns orçamentos, quase caí dura com o preço! Tinha óculos de 800 reais, gente, de 500...

Socorre, Deus!

Tenho gato, cachorro, filho, não posso ter um óculos caro desse. É muito ser vivo para alimentar e quebrar esse óculos, hahaha! As vendedoras queriam me empurrar tudo uns óculos chik, da Ana Hickman, da Gisele Bundchen, sendo que nem me ligo em marca de óculos (nem sabia que óculos de grau tinha marca, pra você ter noção). No fim, achei na Fotótica um com preço camarada: 170 reais e podia parcelar em até 10x sem juros. Cheguei e já falei pra moça, quero a armação mais barata que você tem, pufavô. E ela foi muito gentil e me vendeu meu óculos rapidinho! Fiquei muito esquisita de óculos, não nego, mas...

Males que vem para bem: as dores de cabeça praticamente desapareceram e eu uso óculos só para ler ou quando começo a apertar muito os olhos pra ler! Também adoro dirigir de óculos, enxergo tudo perfeitamente bem, todas as plaquinhas de rua, de trânsito, tudo! Agora estamos eu e meu marido de óculos, casal Magoo =)

segunda-feira, 21 de março de 2016

Receita de Mousse de Limão a la "Key Lime Pie"

Oie!

Eu sou a maior formiga, assumida! E além de comer, adoro fazer doces! Então vim compartilhar com vocês uma receita hiper, ultra, mega fácil e que serve de base para outras receitas: uma mousse de limão muito boa!

Mousse de limão é uma delícia, mas depois que tive oportunidade de experimentar a famosa key lime pie, uma torta de limão típica do sul da Flórida, nenhuma mousse mais conquistou meu coração como antes...

Então fiquei quebrando a cabeça em casa para tentar fazer aquele creme delicioso e firme da torta que provei na gringa e consegui descobrir, yayyy!

Vamos à receita?

Ingredientes

- 1 lata de leite condensado
- 3/4 da lata de creme de leite fresco
- suco de 3 limões grandes (50 ml)



Preparo

Misturar o creme de leite e o leite condensado, na mão mesmo. Quando atingir uma mistura homogênea, adicionar o suco de limão e mexer bastante. O limão engrossa instantaneamente a receita e o mousse está pronto, é só gelar! Se quiser, raspe a casca de um limão por cima para decorar.



Viu como é fácil? E o sabor é uma delícia! Com esse creme dá para fazer pavê de limão, torta de limão, rechear bolos... é delicioso!

Fica super firme!

Obrigada pela visita e espero que tenham gostado dessa receita (eu amo, rs!). 

quinta-feira, 17 de março de 2016

Festa Infantil - Cinderela

Eu, a louca das festas, ando totalmente apaixonada pelo tema princesas! E esse mês peguei algumas ideias de decoração para festa da Cinderela, é uma foto mais fofa que a outra. Inspirem-se =)












































segunda-feira, 14 de março de 2016

Um senhor aniversário!

Março é um mês cheio aqui na família, mês do meu pai também! E eu queria registrar os meus parabéns pra ele por aqui, porque daqui uns anos eu darei uma zapeada e lembrarei do que está acontecendo com tanta saudade!

Meu pai é companheirão, coruja assumido. Paparica os filhos até dizer chega, faz comidinha com amor (ele sempre fala isso), se deixar leva até na cama. Adora os netos, é bem família. Eu e meu irmão tivemos muita sorte em ter nosso pai como pai, sério! Um homem humilde com uma história de vida admirável, venceu muitas batalhas e dificuldades e cresceu muito na vida, morro de orgulho! E por isso queria registrar os parabéns, que esse 60 e alguma coisa seja só um grande número e que a gente tenha meu pai aqui com a gente, cheio de saúde, por muitos e muitos anos! Parabéns meu pai, meu herói, meu "lídolo", te amo!

quinta-feira, 10 de março de 2016

Um ano das novas moradoras da casa!

Em janeiro do ano passado fomos para Mangaratiba e ficamos na casa de um primo, o Miguel. Ele mora numa casa muito legal, com muito verde e espaço, tem dois cachorros lindos e uma dupla de jabutis, a Jajá e o Juju. Arthur e eu amamos animais e ele ficou doido pelas bichinhas, voltou da viagem falando sem parar que queria uma "mararuga".

Dias depois, numa conversa de qual presente ele gostaria que a irmãzinha trouxesse pra ele, veio o pedido: uma macaruga!

Pesquisei muito, entrei em grupos no Facebook de jabutis e répteis, googlei muito. Queria comprar um jabuti legalizado pelo IBAMA, porque dá muita dó da situação que os animais coletados (retirados da natureza ilegalmente) chegam ao seu destino final, muitos morrem pelo caminho, infelizmente... acabaram me indicando um lugar na Bahia e cheguei ao Criadouro Santa Rita, um lugar legalizado que reproduz e vende jabutis.

Mas eu cheguei virtualmente, viu, não fui pessoalmente, rs!

Entrei em contato com o criadouro pela internet e fiz toda a negociação por email. Fui informada que as tugas viriam de avião para SP e eu fiquei assim, ó =O. Fiquei pensando, como raios as bichinhas virão para SP de avião, meu Deus? Aí o pessoal do Criadouro Santa Rita me explicou que elas vêm numa caixa de mdf com furinhos, cheia de ferragem e são despachadas como  carga viva, ou seja, são tratadas com cuidado. Elas vêm num avião de carga e no mesmo voo que elas chegaram, vieram outros jabutis! Como eu sei disso? Porque quando fui buscá-las o rapaz da TAM me perguntou qual dos jabutis eu tinha ido buscar, rs.

Mas voltando à negociação

Escolhi pegar dois jabutis de um ano de idade. Na minha cabeça filhotes não devem ser únicos nunca, sempre tem que ter um companheiro pelo menos (temos dois cachorros, três gatos, dois filhos e agora, dois jabutis, rs). Pagamos R$100 de frete para enviar as bichinhas por avião, mais o valor dos jabutis. Achei até barato o custo para enviar por avião, sabia? Ela vêm chipadas, com certificado do IBAMA, nota fiscal, atestado veterinário, tudo em ordem!

Buscando as bichinhas no aeroporto

Eu, grávida de 9 meses, fui com meu mais velho até o aeroporto buscar nossas filhinhas. Fui avisada que elas chegariam em Congonhas, no depósito da TAM Cargo, que fica um pouco mais afastado do terminal de passageiros. Foi nessa hora que me perguntaram qual era meu nome porque tinham chegado vários jabutis. Abrimos a caixa, Arthur eufórico para ver a cara do Cookie e da Ninja (esses são os nomes delas, mesmo sem a gente saber se são menino ou menina. Com um ano de idade não dá para definir o sexo dos jabutis visualmente, então não sabemos até hoje o que temos em casa. rs.

E agora faz um ano que estamos com as nossas macarugas em casa!

Elas cresceram, andam pela varanda toda, tomam banho de sol, amam frutas, carne moída e sachê de gato e ainda fizeram amizade com os gatos, tomam banho de sol juntos e tudo, é bem fofo. Montamos um terrário para elas, mas percebemos que elas gostam mesmo é de ficarem soltas. Elas completaram 2 anos em dezembro e acredito que elas ficarão de herança para meus netos, rs.

Stevie e Cookie

segunda-feira, 7 de março de 2016

Testando Páscoa 2016 - Ovos infantis Village, $alvando nossos bolsos!

Oie!

Essa Páscoa está um terror pra todo mundo, vejo muita gente no meu Facebook reclamando dos preços dos ovos de chocolate, que realmente estão muito caros! Meu filho mesmo vive me pedindo uns ovos do Ben 10 e do Batman, 40 e 45 reais respectivamente por menos de 200g de chocolate....

Aí que dia desses passamos no Roldão (para quem não conhece, um mercado tipo atacado) aqui perto de casa e lá eles vendem a linha de ovos da Village, que não é tão "top" como Lacta e Nestlé da vida. Mas não é que meu filho se interessou pelos ovos? E o melhor de tudo foi o preço! Além disso, o chocolate é bem gostosinho.

Lá no mercado vimos um ovinho desses pequenos e sem brinde, com 45 gramas e custava R$4,50! Levei um susto, já que o ovo era da Galinha Pintadinha e fui conferir o preço, porque né, tá tudo valendo ouro nessa Páscoa... O site da Village (que é meio de lua e não funciona muito bem) mostra alguns dos produtos, mas vou falar de alguns que vi no mercado.

- Turma da Galinha Pintadinha

Disponível em três tamanhos: 45g e 80g, ambos sem brinde e 170g com maletinha da Galinha. O menor estava R$4,50 no Roldão, o com a maletinha estava R$28.



- Show da Luna

Disponível em dois tamanhos: 80g e 120g. O maior vem com uma lanterna de brinde. Vi o de tamanho menor por R$12 no mercado Yamauchi Mooca.



- Turma do Doki

Disponível no tamanho 120g e vem com uma caneca de brinde. Vi por R$14 no mercado Yamauchi Mooca.

- Scooby Doo

Disponível no tamanho 150g e vem uma caneca 3D do Scooby. 

- Carrossel

Disponível em dois tamanhos: 80g e 170g. O maior vem com uma maletinha de brinde. 

E é isso! Fica a dica para mamães, papais, vovós, madrinhas e cia limitada que está em pânico nessa Páscoa, rs! Não vamos precisar falar que o coelhinho não existe e nem deixar os pequenos tristes ;)